Quem não gosta de ler ou escutar uma boa história? Ainda mais quando ela traz personagens interessantes, lições pra vida ou uma trama envolvente. Esses são alguns dos motivos que levam o leitor a se conectar com a mensagem, por trás de uma narrativa.
Para transmitir, de maneira simples e eficaz, uma mensagem sobre a marca, seus valores e consumidores, muitas empresas investem em storytelling.
Storytelling é uma técnica utilizada em propagandas e campanhas de marketing, para comunicar uma ideia e cativar clientes. Em vez de somente apresentar produtos e preços, a empresa cria uma narrativa convidativa, com personagens autênticos, para que o público possa ter uma experiência realmente única com determinado anúncio. É uma maneira de humanizar a organização e trazê-la para perto do cliente.
Como contar histórias para impulsionar vendas?
Em vendas, o uso dessa estratégia busca criar conexões com clientes em potencial, colocando-os como protagonistas da história contada. O objetivo é despertar emoções por meio de histórias convincentes e relevantes. Assim, elas serão capazes de reter a atenção do público-alvo e impactá-lo positivamente. Dessa forma, o consumidor ficará mais inclinado a adquirir o seu produto ou serviço.
No storytelling, a história deverá ir além, para criar um vínculo emocional entre a marca e o público.
Você acha que é mais atrativo ver a foto do seu produto ou imagens de pessoas reais usando o seu produto? As duas formas de apresentação têm o seu valor, mas a história envolve mais o consumidor e aumenta o potencial de conversão.
Confira, a seguir, algumas dicas que vão te ajudar na elaboração da sua história:
Seja autêntico: clientes gostam de verdades. Mantenha-se fiel à mensagem que a sua marca quer passar com o storytelling, usando detalhes e personagens reais.
Escolha os personagens certos: toda história tem heróis e vilões. No storytelling, os vilões podem ser os problemas dos seus clientes e os heróis devem ser as soluções que a marca dá a esses problemas. Defina um herói que a audiência possa se identificar e que personifique os valores da marca.
Use gatilhos mentais: nosso cérebro se lembra mais das informações quando elas vêm associadas a uma experiência sensorial. Se usadas de forma assertiva, palavras, cores e imagens podem estimular determinadas respostas.
Leve em conta o formato: além de desenvolver a história em si, pense em qual canal ela será melhor transmitida. Sua história funciona melhor em um post de redes sociais ou em uma série de vídeos para o YouTube?
Estruture sua narrativa com cuidado: toda boa história tem um início, um conflito e uma resolução. Atente-se também para o ritmo em que ela é contada, para manter seu público intrigado e envolvido até o final.
Lembre-se: para que conexões reais se estabeleçam, o storytelling deve ser mais sobre seus consumidores do que sobre sua marca. Pensando nisso, é importante enfatizar outros aspectos relevantes para a construção da sua história:
Para finalizarmos este artigo, qual é a história do seu negócio?
Pense em como tudo começou, no nicho em que você atua, nas especificidades do produto/serviço que você comercializa, entre outras coisas. Quanto mais conteúdo você tiver, melhores serão suas histórias.
Com planejamento e criatividade, seus produtos permanecerão relevantes, por meio de narrativas que fazem a diferença.
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