Precificar corretamente um produto não é muito simples, uma vez que muitos fatores devem ser considerados. O valor do seu produto não pode ser tão alto, a ponto de desestimular a compra, mas deve ser alto o suficiente para gerar lucro. É necessário equilibrar as despesas, estar na média dos preços de mercado, atingir o lucro desejado e ser atrativo para os consumidores.
Para realizar o cálculo da precificação, é preciso levar em conta todos os custos que mantém seu negócio em pleno funcionamento. É importante ressaltar que a precificação deve ser justa, garantindo um equilíbrio que permita uma margem de lucro satisfatória, sem prejudicar o consumidor.
O que levar em consideração para calcular a precificação?
É importante dar atenção a todos os aspectos que envolvem o seu negócio, desde a gestão financeira até o atendimento ao cliente, para garantir que sua operação seja sustentável e rentável a longo prazo.
Além do lucro, quais são as demais vantagens de uma precificação correta?
Algumas práticas administrativas são muito utilizadas no mercado e facilitam no processo da precificação correta. Confira:
Margem de Contribuição
Margem de contribuição é o que mostra o quanto do lucro de cada venda contribui para cobrir os custos da empresa e ainda gerar lucro. Saber calcular essa margem é fundamental para identificar se o produto gera os recursos necessários para pagar as despesas e manter dinheiro em caixa.
A margem de contribuição pode ser classificada de duas maneiras:
Unitária: quando a análise é feita única e exclusivamente sobre um produto/serviço;
Total: quando a análise é feita para toda sua produção/capacidade produtiva.
Vamos entender com um exemplo prático:
Para uma empresa que vende uma caneca por R$ 50,00 (Preço de venda), mas que gasta R$ 15,00 para produzi-lo e R$ 10,00 para vendê-lo (Custos e despesas variáveis), tem o seguinte resultado como margem de contribuição:
Preço de venda: R$ 50,00;
Custos e despesas variáveis (R$ 15,00 + R$ 10,00) = R$ 25,00;
Margem de contribuição = 50,00 – 25,00 = R$ 25,00;
Ou seja, cada caneca irá contribuir para os pagamentos fixos da empresa com R$ 25,00.
E para saber quantas canecas serão necessárias vender ao mês para pagar todas as despesas fixas e não ter prejuízo, você deverá pegar a soma dos seus gastos fixos e dividir pela margem de contribuição.
Markup
Markup é um índice que mostra o quanto o preço de um bem está acima do seu custo de produção e distribuição. Por meio do markup, a empresa consegue definir qual será a precificação dos seus produtos e serviços, já que o indicador demonstra a diferença entre o que a empresa gastou para produzi-lo e quanto ela irá faturar quando vendê-lo.
Não existe um valor ideal para o markup, uma vez que cada empresa precisa encontrar qual o valor mais adequado para o mercado em que se encontra, cobrando assim, um preço justo sobre seus produtos e serviços.
O Markup surge após a soma das despesas fixas e variáveis, de produção, e os custos de venda (distribuição, comercialização e divulgação), de um produto ou serviço. Além disso, é acrescentada a margem de lucro que se pretende atingir para encontrar o markup. Logo, para encontrar o preço de venda, multiplica-se o markup pelo custo primário do item.
O método consiste em acrescentar uma margem de lucro ao custo unitário de cada bem a ser vendido.
Fórmula do Markup:
Dessa forma, o preço de venda seria calculado da seguinte forma:
Para entender melhor, acompanhe o exemplo abaixo:
Com isso, a precificação do produto será:
A precificação justa e adequada é um dos pilares para gerar mais lucros, mas não pode ser vista isoladamente dos demais aspectos envolvidos na gestão do seu negócio.
Para vender e lucrar mais, é também necessário que o seu produto seja de qualidade, suas entregas sejam realizadas no prazo e o seu atendimento seja focado na satisfação do seu cliente consumidor.
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