O aplicativo chinês, que tinha como foco principal o mundo da música, mudou de nome em 2018 e tornou-se destaque entre grandes players das redes sociais.
Segundo a OnlineDasher, empresa americana de pesquisa do comportamento do consumidor, no ano passado, o TikTok correspondia a 9,6% dos mais de 1 bilhão de usuários globais, que fizeram compras por meio do aplicativo. A previsão é de que esse número salte para 33,3%, e os gastos dos consumidores ultrapassem US$ 2,5 bilhões (R$ 12,5 bilhões) em 2023.
O TikTok Brasil tem 82,2 milhões de usuários ativos acima de 18 anos. A rede social frequentemente é vista como um aplicativo exclusivo para a geração Z. Essa percepção, que não corresponde à realidade, faz com que pequenos empreendedores e empresas menores não estejam na plataforma. No entanto, a entrega de conteúdos do aplicativo é específica para cada usuário.
Para quem quer usar o TikTok como vitrine de vendas, vale saber que não é preciso ter uma enorme base de seguidores para viralizar conteúdos. O grande diferencial do TikTok, para pequenos negócios, é sua lógica de ser uma rede social menos “social” que as outras. Na verdade, a própria marca rejeita esse rótulo – prefere o termo “plataforma de entretenimento”. Isso porque o grosso do TikTok não é baseado em interações sociais de fato, entre amigos ou perfis previamente seguidos pelo usuário, como no caso do Instagram e do Facebook.
A timeline principal do TikTok chama-se de For You (Para Você). Os vídeos que aparecem ali são de contas aleatórias e não de perfis que o usuário escolheu seguir. Tudo é decidido pelo algoritmo, que rapidamente entende quais tipos de conteúdos o usuário gosta. Até dá para ter acesso a uma timeline, só com as publicações de amigos e contas seguidas, mas é uma aba secundária.
Além das possibilidades de promover uma marca ou um produto, esta rede oferece integração com as melhores plataformas de e-commerce do mercado, oferecendo aos negócios virtuais, mais um canal de vendas para ampliar as conversões.
Como criar conteúdos para o TikTok?
Para começar a criar, você precisa:
Após criar a conta e adicionar as informações da sua loja, na parte inferior da tela, você encontrará:
Início: aqui, você poderá ver o que está se destacando no aplicativo, os vídeos mais populares a partir das hashtags e também poderá buscar inspirações para seus conteúdos.
Amigos: nesta opção, você poderá encontrar, seguir ou remover amigos.
Criar vídeo [+]: aqui que você irá criar seus vídeos de até 10 minutos ou poderá adicionar um vídeo já gravado anteriormente. Também é possível adicionar efeitos, texto e músicas.
Caixa de entrada: para conversar com seus seguidores e ver as atividades da sua conta, como: curtidas, comentários, menções a seu perfil, seguidores e atualizações do aplicativo.
Perfil: alterar informações, atualizar foto ou apenas ver a organização do seu perfil.
Produza conteúdos de valor
Apesar de ser um canal de vendas lucrativo, especialistas explicam que é preciso mais do que criar uma conta e postar imagens do produto. Antes de tudo, o TikTok é uma rede que proporciona experiências aos usuários. Portanto, diferentemente de anúncios genéricos na televisão, a venda por meio da plataforma precisa se relacionar e interagir com o consumidor, além de entregar um conteúdo de valor.
Não basta fazer dancinhas, participar de trends ou dublar áudios virais. É necessário criar conteúdos relevantes que falem sobre a dor do público, que os ajudem de alguma forma e que participem de debates que estão acontecendo na rede.
Com isso, a presença física de um interlocutor se faz importante na estratégia de marca, por exemplo, porque gera autenticidade e demonstra que o conteúdo foi criado e pensado por uma pessoa. Os usuários desejam entender os benefícios do produto e querem ver para além da embalagem. Eles querem ver o produto sendo testado.
Está muito enganado quem pensa que somente as empresas que conversam com o consumidor final, devem estar presentes no TikTok. A rede social também pode se tornar uma estratégia eficaz como validadora de seus clientes.
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