Você sabia que o Brasil é o 2º país que mais passa tempo na Internet e o 3º que mais usa redes sociais?
As redes sociais fazem parte da vida das pessoas. Por isso, viraram ferramentas de comunicação essenciais para atrair e fidelizar clientes.
As empresas, de modo geral, têm buscado viver essa transformação digital, para que seus negócios estejam compatíveis ao mercado e ao consumidor moderno. Quem está fora, precisa entrar ativamente no jogo. No entanto, quem está dentro, deve compreender melhor o papel das redes sociais para o e-commerce.
As redes sociais fazem a diferença na estratégia de marketing das lojas online. Isso porque elas permitem a divulgação de produtos, a interação com consumidores, gerando tráfego para o e-commerce e, claro, aumentando as vendas.
É importante entender as particularidades de cada rede social, para usá-las da melhor forma possível, agregando valor à comunicação da sua loja.
O Instagram se consolidou como uma das principais redes sociais para loja virtual.
A plataforma oferece diversas funcionalidades que facilitam a integração entre o conteúdo e o comércio eletrônico. É possível marcar produtos nas publicações e nos stories, permitindo que os usuários cliquem e sejam direcionados para a página de compra.
Também é possível criar uma loja virtual dentro do próprio Instagram, onde os usuários podem navegar pelos produtos e finalizar a compra sem sair do aplicativo. Além disso, a plataforma permite criar anúncios segmentados para o público-alvo, aumentando o alcance e a conversão das campanhas.
É uma rede social dinâmica, que possibilita diversas estratégias de marketing.
É uma ferramenta que pode reforçar a presença digital da loja, por meio da interação com os consumidores. Conteúdos que favoreçam o compartilhamento são os preferidos pela plataforma. É possível também usar a página para direcionar o tráfego para o seu site ou loja virtual, aumentando as chances de conversão.
O Facebook Ads permite criar campanhas segmentadas para o seu público-alvo. Os anúncios podem aparecer no feed de notícias, na barra lateral, no stories ou no marketplace da rede.
Por fim, uma das novidades é o Facebook Shops, uma funcionalidade que permite criar uma loja virtual dentro da própria rede social. Os clientes podem comprar os produtos sem sair do Facebook, tornando a experiência mais rápida e conveniente.
Youtube
É uma das redes mais consumidas. Permite explorar vídeos em diversos formatos. Além disso, permite a monetização dos conteúdos, de acordo com as regras da plataforma.
Por se tratar de uma plataforma que incentiva a construção de comunidade, podem ser adotadas diversas estratégias de divulgação.
É possível criar vídeos que apresentem produtos, tutoriais, esclarecimentos de dúvidas dos clientes, compartilhamento dos depoimentos de consumidores satisfeitos ou abordagem de temas relacionados ao seu nicho de mercado. O importante é que os vídeos sejam informativos, criativos e dêem espaço ao engajamento.
TikTok
O TikTok não para de crescer e é por isso que precisa fazer parte das estratégias de redes sociais para loja online!
Mantendo o impressionante número de mais de um bilhão de usuários ativos por mês, a plataforma tem atraído grandes empresas e apresentado bons resultados.
O TikTok é baseado em compartilhamento de vídeos curtos e criativos. No universo do e-commerce, a rede social tornou-se uma ferramenta poderosa para alcançar e engajar consumidores.
Por meio de conteúdos autênticos, divertidos e informativos, marcas e influenciadores podem promover produtos e serviços, impulsionando o reconhecimento e as vendas.
A plataforma também oferece recursos como o TikTok Shopping, que permite a integração direta de lojas online, tornando a jornada de compra ainda mais fácil e rápida para os usuários.
Mesmo não sendo uma rede social, vale a pena falarmos desta poderosa ferramenta de comunicação. No Whatsapp, é possível criar um canal de comunicação com os consumidores, com foco em vendas. A opção do aplicativo business, é ideal para quem quer turbinar seus resultados.
A ferramenta disponibiliza a criação de grupos e listas de transmissão, que podem ser utilizadas para divulgar promoções, novos produtos e conteúdos relevantes para seus consumidores.
De acordo com a pesquisa MobileTime, 60% dos brasileiros já encomendaram produtos e serviços por meio do WhatsApp, demonstrando a força e a praticidade do aplicativo.
Como as redes sociais são espaços muito visuais, é fundamental usar imagens e materiais de boa qualidade, além de planejar ações focadas em interação, que são de extrema importância para conquistar o engajamento do público.
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