Planejamento estratégico de vendas é um processo essencial para definição de metas, estratégias e ações, com o objetivo de maximizar as vendas de uma empresa. O planejamento pode elaborado com uma visão a longo prazo, considerando fatores internos e externos, a fim de alcançar resultados consistentes e sustentáveis ou com o intuito de alcançar as metas de um determinado ciclo de vendas de produtos e serviços.
Com base nos indicadores de diversas áreas da empresa, o planejamento deve ser elaborado por um gestor, em parceria com a equipe, que tenha conhecimento de todos os processos da empresa, seu público-alvo e preferências, tendências de mercado, além das metas e objetivos que o negócio deseja alcançar, a curto e longo prazo. Todos esses dados devem ser utilizados para direcionar esforços e garantir a utilização de estratégias de vendas que realmente funcionem, para a realidade da empresa, já que cada negócio tem características e necessidades particulares.
E importante estabelecer um fluxo no planejamento. Criar um cronograma de ações para dar mais estrutura ao processo, definir quais são as métricas a serem utilizadas e, por fim, utilizar boas ferramentas para acompanhar os resultados de toda a operação.
Tudo isso aumenta a sensação de confiança e controle dos gestores, em todas as tomadas de decisão da empresa, já que elas serão embasadas em indicadores precisos e pensadas especificamente para aumentar as chances de resultados consistentes para o negócio.
Como elaborar um planejamento estratégico de vendas?
É importante que as estatísticas da empresa estejam sempre atualizadas. Afinal, um modelo de planejamento estratégico comercial, gira em torno dos dados e dos números do seu negócio. Para isso, é importante utilizar um sistema de controle que funcione como ferramenta de apoio para esta etapa.
Todo os dados do funil de vendas serão relevantes para a criação de um novo planejamento.
Muitas vezes, os números frios não mostram alguns aspectos importantes do cenário atual de um negócio. Existem outros pontos que precisam ser analisados, para entender o que está influenciando os dados.
Avalie outras situações, como:
Normalmente, as empresas atualizam seu plano estratégico de vendas por trimestre ou anualmente. Por causa do tempo entre as atualizações, é importante fazer essa análise da sua empresa, para garantir que seu plano de vendas se encaixe em seus objetivos atuais.
Com base na análise quantitativa e qualitativa feita, chegou o momento de escolher os objetivos centrais do seu modelo de planejamento estratégico comercial.
Para manter os pés no chão, é importante estabelecer metas específicas, relevantes, mensuráveis, com prazo definido e atingíveis. Faça previsões sobre seus resultados a longo prazo e sua eficácia a curto prazo. Veja seu histórico de receitas, para ser mais preciso na sua estratégia. Faça análises e defina os piores cenários para enfrentar qualquer situação, sem estar despreparado.
Depois de entender todo esse cenário, será importante fazer a aplicação dos seus investimentos em seu modelo de planejamento estratégico de vendas.
É papel desse planejamento, mapear as ações que ajudarão a trazer resultados acima do que vinha conseguindo até então, para cumprir também os objetivos que foram definidos.
O foco dessa fase é escolher as ações mais importantes, as que têm maior chance de escalar e trazer resultados, com base nos dados analisados e no desempenho anterior do seu negócio.
É essencial que a sua equipe esteja na mesma sintonia, para que todos saibam qual o novo plano de vendas da empresa e o conheçam profundamente.
Para garantir a eficácia do seu modelo de planejamento estratégico de vendas, é essencial ter um controle das ações e usar ferramentas de acompanhamento de desempenho.
O controle e monitoramento é um processo que deve ser assegurado desde o início, até o final do seu projeto. Por isso, defina prazos para controlar suas conquistas e acompanhar seu progresso.
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