Se você já se aventurou pelo mundo dos marketplaces e vendas online, provavelmente ouviu falar em “Omnicanalidade” e, possivelmente, em “Era da Experiência”. Mesmo que esse não seja o seu caso, você chegou ao lugar certo para, enfim, entender do que se tratam esses conceitos intimamente relacionados, mas que não são a mesma coisa. Mas você sabe a diferença?
A omnicanalidade é uma estratégia de varejo que busca oferecer aos clientes uma experiência integrada e consistente em diversos canais de interação com a marca, incluindo lojas físicas, sites, aplicativos, redes sociais, entre outros. A ideia é que, independentemente do canal escolhido, o consumidor tenha acesso a ofertas, informações e suporte consistentes e personalizados. Em contrapartida, as empresas conseguem concentrar os dados dos diferentes canais em um só lugar, podendo assim desenvolver as melhores estratégias para cada um.
A Era da Experiência, por sua vez, é uma tendência recente no mercado que se concentra em criar uma jornada completa e enriquecedora para o cliente, que vai além da mera transação de compra. Ela busca criar uma ligação emocional entre consumidor e marca, oferecendo uma experiência personalizada, memorável e relevante.
5 vantagens de praticar a omnicanalidade no seu negócio:
De acordo com o índice MCC-ENET, o comércio eletrônico no Brasil pode ter um crescimento de 56% até o ano de 2024, ultrapassando R$70 bilhões em vendas. Além disso, uma pesquisa realizada pela AppsFlyer indica um aumento de 44,8% de compras através de aplicativos no segundo semestre de 2022. Isso destaca a importância da omnicanalidade para o varejo eletrônico brasileiro, já que permite que as empresas atendam às expectativas dos clientes, que buscam conveniência, rapidez e personalização em suas jornadas de compra.
Aqui estão 5 vantagens de aplicar a omnicanalidade no seu e-commerce:
Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, cerca de 75% dos consumidores brasileiros afirmam que a omnicanalidade é importante para eles e que sentem falta de ofertas e informações consistentes em todos os canais e, segundo pesquisa da AlliN, cerca de 60% dos brasileiros consomem de forma híbrida (mesclando compras online e offline), especialmente após a pandemia de Covid-19.
Como implementar a omnicanalidade na minha empresa de varejo?
O primeiro passo para começar uma estratégia omnicanal é investir em um serviço que integre todos os canais de venda, desde o site e aplicativo até seu centro de distribuição. Hoje, no mercado, existem uma porção de opções de integradoras, que auxiliam que você tenha uma base de dados unificada para gerenciar o seu negócio de vendas online. Contudo, ter um serviço omnicanal vai muito além de simplesmente vender em muitos canais.
O segundo passo é escolher os melhores canais de venda para a sua marca, ou seja, aqueles que seu público consumidor utiliza no dia a dia e, para isso, é necessário realizar uma pesquisa detalhada do seu público.
O terceiro passo é garantir que estes canais de venda tenham a mesma linguagem, seja visual ou escrita e que haja o mesmo nível de suporte e experiência para o consumidor, além de uma integração real entre todos eles.
Para obter todas as vantagens que a omnicanalidade e a era da experiência oferecem, sem precisar investir altos valores em tecnologia ou pesquisas e “de quebra” ter acesso a um portifólio completo de canais de venda somados ao apelo de grandes marcas presentes na vida de milhões de brasileiros, como as Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, torne-se agora um lojista do Via Marketplace!