E-mail marketing é uma estratégia de comunicação digital que se baseia no envio de mensagens para uma lista de contatos, com o objetivo de estabelecer uma conexão direta com o público. Esse método de marketing digital é utilizado para estreitar o relacionamento com os clientes, divulgar ofertas e ações promocionais, promover produtos e serviços, nutrir leads e gerar vendas.
Com a utilização de recursos tecnológicos, é possível entender o comportamento dos consumidores e criar mensagens específicas para cada tipo de público, segmentando a comunicação de forma mais eficiente e alcançando assim, resultados mais expressivos.
O e-mail é uma ferramenta muito popular no mundo todo. Ele passou de um simples serviço de troca de mensagens, para uma ferramenta extremamente útil e poderosa no CRM (Gestão de relacionamento com o cliente). Ao utilizar essa estratégia, é muito importante que haja cautela, para que o destinatário não se sinta invadido. As mensagens precisam ser entregues no momento certo da jornada e para os consumidores ideais.
Por que realizar envios de e-mails?
- A maioria dos usuários de internet, utilizam e-mails em suas atividades cotidianas. Por isso, o alcance dessa comunicação é muito grande!
- Trazendo a sua marca nos conteúdos elaborados, a mensagem torna-se muito mais pessoal.
- Como as taxas de conversão são altas, o investimento não costuma ser grande, se comparado com outras estratégias de marketing digital.
Podemos citar como suas principais vantagens:
Quais são os tipos de e-mail marketing?
Newsletter: as news são um dos formatos mais tradicionais de e-mail marketing. Na tradução literal, newsletter significa boletim de notícias, que podem ser de envio periódico (diário, semanal, quinzenal etc.). Com essa regularidade nos envios, a news ajuda a manter as pessoas bem informadas e mais próximas da marca.
Atualizações do Blog: atualizações do blog podem ser consideradas um tipo de newsletter, mas levam aos usuários, especificamente, para as últimas publicações do blog da sua marca.
E-mails promocionais: esses são os mais comuns. Sua função é promover a venda de produtos e serviços. Por esse motivo, costuma ter uma abordagem mais comercial com ofertas, preços e descontos, além de links para a página de compra. A intenção é vender.
E-mails editoriais: trazem o ponto de vista da empresa sobre determinado assunto. Muitas vezes, é assinada pelo CEO ou dono do negócio. Sua intenção não é vender, nem divulgar nada. Sua função está mais próxima do branding, já que fortalece a imagem da marca ao mostrar como ela se posiciona diante de algum acontecimento ou tema.
E-mails transacionais: são mensagens que os usuários recebem quando fazem transações ou cadastros no site da marca. E-mails de confirmação de cadastro na newsletter, de recebimento de um pedido no e-commerce ou de abandono de carrinho são alguns exemplos. O foco desses e-mails é trazer a informação que interessa ao usuário.
Fluxos de nutrição: é uma série de e-mails, automaticamente disparados, em sequência, a partir de alguma ação do usuário. Esses fluxos são usados na etapa de nutrição dos leads, para que eles amadureçam o conhecimento sobre algum assunto e evoluam no funil de vendas.
Pesquisas: o e-mail marketing também pode ser usado para colher dados em pesquisas. É uma excelente oportunidade para conhecer melhor seus consumidores.
Como planejar uma estratégia de e-mail marketing?
Para iniciar uma estratégia, é necessário estar atento a alguns pontos importantes:
Com tudo o que vimos aqui, podemos concluir que o e-mail marketing é uma estratégia digital eficiente para o seu negócio?
Lembre-se que um conteúdo bem feito e bem direcionado, tem mais chances de gerar cliques e, consequentemente, aumentar suas vendas e seus resultados!
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