Como os aplicativos estão impulsionando as vendas no varejo?

1/6/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Com a consolidação da transformação digital, as vendas no varejo sofreram muitas transformações. Hoje em dia, sabemos que os consumidores estão cada vez mais adaptados ao universo online. Essa realidade trouxe novos avanços na tecnologia, com facilidades e melhorias, ocasionando um aumento no volume de interações e transações, por meio de celulares, fazendo com que esse meio de compra ganhasse ainda mais força.  

O celular tornou-se um novo elemento essencial para os consumidores, pois tornou-se sinônimo de conforto e praticidade, quando o assunto é compra de produtos online.  

Segundo especialistas da Intelligence Inside, há uma previsão de que até o final de 2024, a compra por meio de dispositivos móveis corresponda a 42,9% de todo o mercado de e-commerce, representando uma receita de U$620,97 bilhões. Isso significa que a adaptação aos dispositivos móveis, principalmente com a implementação ou participação em aplicativos, é uma das principais ações para aumentar as vendas no varejo nos dias de hoje.  

Esse aumento do uso de dispositivos móveis pelos consumidores, para compras, ressalta a necessidade de varejistas criarem experiências bem projetadas e fáceis de usar, para os apps de suas lojas. É preciso desenvolver aplicativos que forneçam experiências envolventes, funcionalidades fáceis, integração e navegação contínuas.  Os apps se tornaram cruciais para a geração de receitas. Por isso, grandes empresas de marketplace estão investindo em estratégias, para seus apps, com o objetivo de conquistar mais clientes ou aumentar o ticket médio.  

Vale lembrar que o processo de engajamento e fidelização de um aplicativo, começa a partir da instalação. Mais do que conseguir downloads, manter os consumidores ativos, requer estratégias específicas a longo prazo, a fim de conquistar resultados satisfatórios, dentro dos objetivos de marketing, bem como converter em vendas.  

Após o download, é necessário estar atento às experiências do usuário, durante toda a sua jornada de navegação e de compra. Os aplicativos de varejo próprios da marca, possibilitam uma experiência ainda mais personalizada para os consumidores, uma vez que geram informações e dados valiosos sobre o perfil. Desse modo, todas as estratégias devem centralizar o consumidor, para que ele tenha acesso e possa explorar todas as funcionalidades, soluções, benefícios e inovações que o app pode oferecer.  

Confira algumas estratégias fundamentais dos apps:

Retenção de novos usuários
A retenção só é possível, quando boas estratégias são criadas para que o aplicativo permaneça instalado no smartphone do consumidor. O envio de notificações sobre novidades e promoções, por exemplo, aumentam as chances de venda.

Engajamento
Utilizando as estratégias corretas, é possível potencializar a taxa de conversão. Nesse sentido, a análise de navegação, por exemplo, que estuda o comportamento dos consumidores e possibilita uma comunicação mais personalizada, é uma alternativa que vale ser explorada.

Aumento de itens por pedido
Incentivar o cross sell – venda cruzada – oferecendo um produto ou serviço complementar à oferta. As ações podem contar com notificações de cupons personalizados para os usuários, por exemplo.

Interação com o cliente
Criar ações que aproximem os consumidores da marca. Isso se torna possível e prático com os apps. Manter contato com o consumidor, por meio do envio de pesquisas de feedback, mostra que o seu negócio está disponível em toda a sua jornada.

Aqui na Via, nossos consumidores contam com toda a comodidade e praticidade de compra, por meio dos apps das nossas marcas: Casas Bahia, Ponto e Extra.com.  

Com acesso a descontos exclusivos, os consumidores podem criar uma “Lista de Favoritos”, para não perderem as ofertas de vista e comprarem quando quiserem. Além da facilidade para acompanhar todos os passos do pedido, é possível também que eles comprem e retirem loja mais próxima, de forma gratuita!  

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