Um dos grandes problemas que afetam os resultados de uma empresa é a ruptura de estoque, que nada mais é do que a falta de um produto que o consumidor deseja no momento da compra.
Sabe quando buscamos na internet algum produto e encontramos mensagens do tipo: “Item não disponível em nosso estoque”? Pois bem, isso é um exemplo claro do que é uma ruptura de estoque.
E essa ruptura pode ter consequências e resultados um tanto quanto prejudiciais para o lojista, pois quando o cliente se depara com essa situação, a probabilidade de que ele compre em outra loja ou, simplesmente, desista da compra é muito grande. Dessa forma, o consumidor passa a se sentir insatisfeito e não volta a comprar na sua loja, ou seja, você perde aquele cliente para a concorrência.
Mas como evitar a ruptura de estoque?
Para evitar essa ruptura, é necessário tomar algumas decisões e ações para que isso não aconteça. Listaremos algumas medidas que te ajudarão a controlar de maneira eficaz o seu estoque e assim evitar uma ruptura.
Uso de uma boa integradora
Usar uma integradora de marketplace no seu negócio é imprescindível, pois ela ajuda a otimizar todos os seus processos, uma vez que ela conecta o seu ERP com todos os marketplaces em que atua, atualizando de forma automática o estoque, quando vende algum produto, garantindo um melhor gerenciamento dos pedidos que são feitos e, consequentemente, do seu estoque.
Não divulgar produtos sem estoque disponível
É muito desagradável para o cliente buscar determinado produto e se deparar com a indisponibilidade do item. E quando isso acontece, a experiência do cliente na sua loja on-line fica extremamente prejudicada, causando a perda desse cliente para os concorrentes.
E para que isso não ocorra, é extremamente necessário o acompanhamento do seu estoque de forma periódica.
Alinhar os prazos de entrega com seus fornecedores
O relacionamento com seus fornecedores é essencial para garantir ótimos resultados no seu negócio. Portanto, é muito importante que, durante as negociações, seja estipulado um prazo de entrega, para que você consiga atender o seu cliente e proporcionar a ele uma ótima experiência de compra.
Além disso, é muito importante que você tenha um plano B, para o caso de um dos seus fornecedores não conseguir atender às suas demandas. Dessa forma, você se antecipa aos problemas e evita a ruptura do seu estoque.
Reposição do estoque de acordo com o fluxo de vendas
A adequada reposição de estoque é necessária para evitar a falta de algum produto e impedir que algum produto fique encalhado na sua prateleira e/ou estoque.
Fazendo uma reposição de acordo com o fluxo das suas vendas, você consegue garantir que seu produto não fique encalhado nas prateleiras e ainda fideliza os clientes que terão uma boa experiência de compra em sua loja virtual.
A elaboração de relatórios periódicos ajuda você a se antecipar aos problemas que possam surgir, ou seja, eles são uma excelente forma de controle do estoque, identificando os produtos mais vendidos, conseguindo repor o produto em tempo hábil, sem que isso cause uma ruptura, ou que algum produto fique encalhado no estoque.
Dessa forma, você consegue otimizar o seu estoque e ainda diminui as chances de prejudicar a experiência do seu cliente.
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