A Black Friday 2023 está chegando e com ela vem a pergunta que não quer calar: como está a sua dedicação para a maior e melhor data comercial do mercado de varejo?
Este ano, o dia 24 de novembro traz uma oportunidade singular, para melhorar resultados e aumentar a receita da sua loja, antes de o ano acabar. Isso sem citarmos a possibilidade de usar os descontos e as ações de marketing, para fidelizar o público e oferecer uma experiência inesquecível!
Vender mais na Black Friday exige esforço. Afinal, são milhares de empresas e lojas concorrendo para conquistar e fidelizar clientes. Por isso, se planejar com antecedência é a chave para o seu negócio não “afundar” num mar de ofertas e promoções.
De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas na Black Friday 2022 cresceram 5,5% em relação ao ano anterior. Com alta de 16,3%, o e-commerce foi o grande destaque da Black Friday 2022. Nas lojas físicas, a alta nas vendas foi de 4,5%.
Planejamento e antecedência são fatores decisivos para quem quer descobrir como vender mais na Black Friday. Então, procure conhecer melhor o perfil do seu consumidor e os seus resultados anteriores no período. Se esta for sua 1ª Black Friday, pesquise ações realizadas pela concorrência e dados de mercado sobre a data. Procure também saber sobre as tendências que estão em alta no segmento em que você atua.
A partir dessas informações, foque no seu planejamento e nas ações que precisam ser elaboradas com antecedência.
1) Prepare-se para o aumento da demanda
Se você quer vender mais na Black Friday, precisa garantir que a sua loja estará preparada para o aumento da demanda: certifique-se de que o estoque dos produtos, que entrarão em promoção, esteja bem abastecido e se a sua equipe está apta a atender mais clientes.
2) Não ofereça descontos “maquiados”
Ainda vemos, durante a Black Friday, empresas que não concedem ofertas muito atrativas ou vendem produtos e serviços com os valores originais, como se fossem descontos. Em decorrência disso, os consumidores estão ainda mais atentos aos preços. Lembre-se: além de não atrair o público, falsos descontos podem ser prejudiciais à reputação do seu negócio.
3) Invista em divulgação
Durante a Black Friday, os consumidores são bombardeados com anúncios de todos os tipos. Considerando isso, para atingir seu público, é necessário o investimento em publicidade online.
Com tantas lojas virtuais participando do evento, como o consumidor vai chegar ao seu e-commerce, se não visualizar anúncio nas principais redes sociais?
Para que sua propaganda seja eficiente, é importante definir um orçamento e os canais de comunicação que serão utilizados para as estratégias de marketing.
4) Crie uma jornada completa
Criar uma jornada completa, é pensar em todas as etapas da venda e valorizar a criação de ações que encantem o cliente. É preciso valorizar cada etapa da jornada e verificar quais são os passos para a fidelização.
Para que isso aconteça, esteja atento ao que agrada o consumidor. Ex.: oferta de cupons, brindes e outros benefícios, são formas de conquistar a fidelização e a confiança do cliente.
5) Prepare o atendimento para a Black Friday
Como a Black Friday dura apenas um dia, é necessário que o atendimento exemplar! Uma experiência ruim pode comprometer compras futuras.
Uma boa dica é oferecer treinamento especializado para a sua equipe. É importante ressaltar que agilidade e eficácia são indispensáveis quando o assunto é Black Friday. Então, fique atento e esteja preparado.
Planeje boas estratégias, para o seu negócio, e coloque-as em prática. Pense como consumidor, colocando-se no lugar dele e se pergunte: se eu fosse o consumidor, essa estratégia faria sentido para mim?
Que a Black Friday 2023 traga resultados incríveis para a sua loja! 🚀
Ainda não é lojista da Casas Bahia Marketplace? Que tal vender seus produtos na maior Black Friday do Brasil? Cadastre sua loja, clicando aqui. É simples, rápido e fácil!