O grande objetivo de lojistas que vendem on-line, sejam iniciantes ou com mais anos no mercado digital, é aumentar a recorrência das vendas no e-commerce.
Para isso, é fundamental definir estratégias para serem implementadas no negócio, que vão impactar diretamente no volume das vendas e contribuir com o atingimento dos objetivos traçados.
Uma das formas de definir essas estratégias de maneira eficaz é conhecendo as técnicas que influenciam o processo de crescimento das vendas e aplicá-las de forma contínua no seu e-commerce. Neste artigo, você vai aprender três dessas técnicas para acelerar seus resultados.
CROSS SELLING
Cross Selling, que vem do inglês e significa “venda cruzada”, nada mais é do que oferecer itens relacionados à compra ao cliente. No e-commerce, essa estratégia pode ser aplicada nas páginas dos produtos ou no checkout.
Por exemplo: o cliente comprou um enxaguante bucal? Ofereça uma escova de dente.
UP SELLING
O Up Selling consiste em oferecer um produto melhor ou mais caro do que o escolhido pelo cliente no momento da compra.
Por exemplo: o relógio X custa R$250,00 a mais do que o relógio Y e é bem mais completo. O cliente escolhe o Y por ser mais barato. Mas, no carrinho, surge um pop-up na tela do cliente, dizendo que ele ganhou um cupom de R$80,00 de desconto para adquirir o modelo mais caro que ele queria, fazendo com que ele compre o mais caro.
É importante lembrar que o Up Selling não é a mesma coisa de venda casada, em que o consumidor só pode comprar um item se levar outro. Venda casada é crime.
DOWN SELLING
Essa é uma técnica usada para convencer clientes que desistiram de uma compra, oferecendo um produto semelhante, mas de menor valor.
Por exemplo: o cliente abandonou no carrinho um notebook de R$4.000, você pode enviar um e-mail para ele, oferecendo outro modelo mais barato.
Quer ampliar ainda mais o seu conhecimento? Leia também o nosso artigo Via de Vendas 2023.